OCA

Início » Uncategorized » DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS

homoambiens53581_36624

02 de Fevereiro – DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS

 

O Dia Mundial das Zonas úmidas é celebrado em 02 de fevereiro, e decorre da convenção Ramsar, assinada em 1971 que entrou em vigor desde 1975, visando promover a cooperação internacional e incentivar as ações nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas.

Zonas úmidas, também chamadas no Brasil de áreas úmidas são áreas de pântano, charco, Paul, sapal, turfa ou água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias, que normalmente albergam uma grande biodiversidade, tanto em termos de plantas como de animais aquáticos, ou os que se alimentam daqueles. (Wikipédia enciclopédia livre).

Pantanal – O Brasil, juntamente com a Bolívia e o Paraguai, abriga a maior área úmida continental do planeta.  Onde o desenvolvimento de projetos de conservação tem sua importância ambiental reconhecida com dois títulos importantes, o de Patrimônio Nacional, pela Constituição brasileira, em 1998, e o de Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000.

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é considerado a maior área úmida do planeta. Abriga pelo menos 4.700 espécies entre incluindo plantas e animais vertebrados, sendo 3.500 espécies de plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. Em 1998, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição brasileira. Em 2000, tornou-se Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).  (Wikipédia enciclopédia livre).                                                                                                                                           As áreas úmidas estão presentes em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da diversidade biológica e para a regulação do clima.

Outro exemplo encontramos no amazonas onde encontra-s eo Rio Amazanoas o maior rio do mundo, em uma escala mundial ele fornece 20% da água doce. A bacia amazônica abriga a maior extenção de florestas tropical no planeta, um recurso que está sendo destruido em índices alarmantes.

Explorações, agricultura em grande escala, queima de lavoura e imigrantes predadores de nutrientes contidos nas árvores. O calmo remanso do rio é coberto por vegetação na cheia e oferece um valioso habitat para muitos animais                                                                                                                                                                                                                                                                   O principal objectivo do Dia Mundial das Zonas Húmidas 2013 é aumentar a conscientização das pessoas sobre a interdependência entre água e zonas húmidas, para destacar formas de garantir a distribuição equitativa da água e entender que sem zonas úmidas não haverá água. (http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2013/01/dia-mundial-das-zonas-umidas-02-de.html)

Para nós da Organização Coletiva Ambiental consideramos necessário fazermos uma reflexão sobre a importância de protegermos essas áreas úmidas devido ao papel que estas desempenham na manutenção da biodiversidade e da vida no nosso planeta.

“PLANETA AZUL E BRANCO”

Do espaço, a terra parece azul e branca

Essas áreas são as formas visiveis da água em mares, oceanos e nuvens.

A água é o maior componente da atmosfera determinante do clima terrestre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Clima Tempo

<iframe src='http://selos.climatempo.com.br/selos/MostraSelo.php?CODCIDADE=756&SKIN=padrao'
%d blogueiros gostam disto: