OCA

Início » Uncategorized » Dia do Agente de Defesa Ambiental

Dia do Agente de Defesa Ambiental

chicomendes

A data de 06 de fevereiro é comemorada pela Organização Coletiva Ambiental, como uma data muito especial: Hoje celebramos o dia do/a Agente Ambiental.

E sendo impossível falar dessas pessoas que dedicam a sua vida a lutar pelo meio Ambiente, sem prestar homenagem a um grande exemplo de defensor do meio ambiente.

Um exemplo de pessoa que não tivemos a chance de conhecer.

Chico Mendes, neto de nordestinos foi alfabetizado e com isso, tornou-se capaz de fazer a mudança na forma de trabalhar e viver da terra.

Portador do premio Global 500 Chico é conhecido nacionalmente pelas suas aventuras heroicas e originais através dos “empates”, (forma de luta para impedir o desmatamento) é forma pacífica de resistência. No empate, a comunidade se organiza sob a liderança do sindicato, e, em mutirão, se dirige à área que será desmatada pelos pecuaristas. Eles se colocavam diante dos peões e jagunços, com suas famílias, (mulheres, crianças e velhos) e pediam para eles não desmatarem e se retirarem do local.                                                                                                                                         Creiamos que todos que estivessem vivendo nessa época teriam feito o mesmo pela terra e etc.

O Dia do Agente de Defesa Ambiental

Como o exemplo do grande ambientalista e lutador pela vida da Floresta Chico Mendes, temos hoje em nosso meio, mais que profissionais pessoas que dedicam arduamente em defesa da vida no planeta e de todos os seus recursos. O meio Ambiente é vivido no corpo e na alma destes.

Saudemos também aqueles e aquelas que morreram lutando por esta verdadeira religião chamada Meio Ambiente e pelas formas de vida que nele habitam.

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy (Dayton7 de junho de 1931 — Anapu 12 de fevereiro de 2005)

images

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada a mando de fazendeiros, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do ParáBrasil.

Uma de suas citações: Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estãodesprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhornuma terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devasta

Mataram irmã Dorothy (2009) http://www.youtube.com/watch?v=kfRdkwZ5xFk

Zé Maria do Tomé – Um lutador do Povo e da Vida

Um dos maiores defensores da luta contra o agronegócio da região do Vale do Jaguaribe, o camarada Zé Maria (do Tomé), reconhecido líder comunitário de Limoeiro do Norte, e destacou na chapada na luta por terras para os pequenos agricultores, contra a aplicação dos agrotóxicos através de aeronaves e a luta para acabar com as casas de taipa, foi covardemente assassinado, a caminho de sua casa, na Chapada do Apodi, no município de Limoeiro do Norte-CE.O brutal assassinato do companheiro Zé Maria em 21 de abril de 2010, reacendeu com força a discussão e a denúncia das graves sequelas sociais e ambientais causadas pelas empresas multinacionais de fruticultura na região.

Confira o cordel dedicado a Zé Maria do Tomé http://tributoaocordel.blogspot.com.br/2012/04/cordel-sobre-o-assassinato-de-ze-maria.html

ze_maria_canal

José Maria Filho – Assassinato continua impune, mas líder comunitário tornou-se um ícone de luta contra o abuso de agrotóxicos e a concentração fundiária no Ceará. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR

São vidas como estas que foram ceifadas covardemente, de um povo que só queria paz, de uma gente que só queria vida. Que motivam milhares e milhares de pessoas a continuarem na luta por um mundo mais justo e vivo.

Parabéns a todos/as que são defensores, agentes, companheiros/as diários da vida do planeta e de toda a parcela de humanos e não humanos que nela vivem e sobrevivem.

O Meio Ambiente precisa de vocês e todos os dias pede Socorro!

Cordialmente Organização Coletiva Ambiental – OCA

link da música _ Quando os Anjos Choram, homenagem á Chico Mendes https://www.youtube.com/watch?v=PKJFfBpP-_c

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Clima Tempo

<iframe src='http://selos.climatempo.com.br/selos/MostraSelo.php?CODCIDADE=756&SKIN=padrao'
%d blogueiros gostam disto: